Conab doa alimentos para famílias indígenas em situação de insegurança alimentar

Em todo o estado, mais de 8 mil famílias das etnias Charrua, Kaingang e Guarani foram cadastradas para receber os alimentos fornecidos por agricultores familiares gaúchos.

Foto: Divulgação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começou a entregar, nesta segunda-feira (10), os primeiros kits de alimentos para famílias indígenas em situação de insegurança alimentar no Rio Grande do Sul. A ação faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e é realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Na Zona Produção, serão atendidos indígenas de 13 municípios: Erval Seco, Iraí, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Nonoai, Novo Xingu, Planalto, Ronda Alta, Constantina, Engenho Velho, Três Palmeiras, São Pedro das Missões e Vicente Dutra.

“É mais um esforço da Conab para amenizar situações críticas que atingem as populações mais vulneráveis no nosso país. Adquirimos os alimentos para enfrentar uma emergência humanitária entre os indígenas gaúchos. Isso faz parte de uma definição do governo federal de recolocar a Conab como instrumento de enfrentamento à fome, seja para formular políticas, seja para executar políticas e ações emergenciais", disse o presidente da Companhia, Edegar Pretto. "Será a primeira entrega do PAA, justamente pela questão emergencial", completou.

Em todo o estado, mais de 8 mil famílias das etnias Charrua, Kaingang e Guarani foram cadastradas para receber os alimentos fornecidos por agricultores familiares gaúchos. A operação emergencial terá quatro etapas até o final deste ano, totalizando aproximadamente 33 mil kits doados aos indígenas.

No total, serão investidos R$ 5,5 milhões nesta ação operacionalizada pela Conab com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), das prefeituras dos municípios envolvidos e do Mesa Brasil Sesc. Além da Zona da Produção e da capital Porto Alegre, serão atendidos indígenas que vivem em outras 20 regiões gaúchas, conforme divisão das associações de municípios.

Cada kit tem 21,2 kg e é composto de açúcar mascavo, arroz tipo 1, farinha de milho média, farinha de trigo tipo 1, feijão tipo 1, leite em pó integral, macarrão com ovos (espaguete) e linguiça mista defumada. 

Regiões que serão atendidas pela ação da Conab

Zona da Produção: Erval Seco, Iraí, Lajeado do Bugre, Liberato Salzano, Nonoai, Novo Xingu, Planalto, Ronda Alta, Constantina, Engenho Velho, Três Palmeiras, São Pedro das Missões e Vicente Dutra

Celeiro: Redentora, Tenente Portela, Miraguaí e São Valério do Sul

Alto Uruguai: Benjamin Constant do Sul, Charrua, Erechim, Erebango, Getúlio Vargas, Faxinalzinho e Sertão

Planalto: Gentil, Mato Castelhano, Muliterno e Passo Fundo

Campanha: Aceguá e Caçapava do Sul

Nordeste Riograndense: Água Santa, Cacique Doble e Ibiraiaras

Costa Doce: Barra do Ribeiro, Camaquã, Cristal e Mariana Pimentel

Centro: Cachoeira do Sul e Santa Maria 

Metropolitana de Porto Alegre: Cachoeirinha, Viamão, Eldorado do Sul e Guaíba 

Sul: Canguçu, Pelotas e Rio Grande

Litoral Norte: Capivari do Sul, Caraá, Osório, Maquiné, Palmares do Sul, Terra de Areia e Torres

Alto Jacuí: Carazinho e Salto do Jacuí

Carbonífera: Charqueadas

Centro Serra: Estrela Velha

Missões: Santo Ângelo e São Miguel das Missões

Vale do Rio Caí: Capela Santana

Vale do Taquari: Cruzeiro do Sul, Estrela, Lajeado e Tabaí

Vale do Rio do Sinos: São Leopoldo

Vale do Paranhana: Riozinho

Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Farroupilha

Turismo da Serra: Canela

Fonte: Catiana de Medeiros/Assessoria de Comunicação 

 

Comentários