Eduardo Leite participa de evento da Federasul

Leite destacou a educação e inovação como fatores essenciais para a produtividade no Estado

Crédito: Grégori Bertó/Secom

O governador Eduardo Leite participou, nesta quarta-feira (5/7), do evento “Tá na Mesa”, reunião-almoço promovida pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). O encontro debateu o tema “Rio Grande do Sul: uma janela de oportunidades”, com as apresentações do governador e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin.  

Leite ressaltou que o compromisso deste novo ciclo de governo com a educação também passa pela necessidade de qualificar o capital humano para as novas oportunidades de desenvolvimento econômico, pautadas em agendas de sustentabilidade e inovação. “Não haverá um futuro diferente se não trouxermos um senso de urgência para a qualificação do capital humano para a nova economia”, disse.

O governador destacou ações que estão sendo empreendidas para qualificar a educação no Estado.  “Nada entrega mais futuro do que a educação, e temos motivos para confiar nesse futuro. A discussão, até pouco tempo atrás, era sobre o pagamento do piso do magistério. Isso foi superado”, afirmou Leite. “Os salários estão em dia, o piso é pago e conseguimos voltar o nosso olhar para outras coisas, como a formação de professores, bolsas para manter os jovens na escola, investimentos em recuperação de infraestrutura e em tecnologia.”

A agenda da inovação foi outro ponto salientado. O governo vem trabalhando em políticas de fomento aos ecossistemas de inovação como estratégia para aumentar a competitividade do Estado, que já se destaca em rankings nacionais dentro dessa perspectiva. As duas edições do South Summit Brazil, realizadas em Porto Alegre, ajudaram a consolidar essa imagem. “O Rio Grande do Sul já vem sendo percebido como um Estado de inovação”, observou o governador.

Tá na Mesa   Federasul

Além do governador Eduardo Leite, o encontro contou com a participação do presidente da AL, deputado Vilmar Zanchin | Crédito: Grégori Bertó/Secom

 

Sobre o objetivo de aumentar a produtividade no Estado, Leite disse que, depois do esforço para alcançar o equilíbrio fiscal, o Rio Grande do Sul está avançando no objetivo de criar mais condições para reter e atrair a juventude. “Precisamos ser capazes de qualificar ainda mais os nossos e também de atrair outros talentos. Esse é o desafio da produtividade”, salientou.

A última pauta abordada durante o encontro foi a reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional e os impactos para o Rio Grande do Sul. Na noite de terça-feira (4/7), Leite participou de uma mobilização promovida pelos governadores de oito estados, que reuniu 193 parlamentares em Brasília para discutir pontos de interesse das unidades federativas na reforma.

Em sua fala no “Tá na Mesa”, Leite reafirmou a importância da reforma para o aumento da produtividade no país, mas destacou a importância da lealdade federativa nesse processo. “Se vamos abrir mão de parte da autonomia de definições dos governos estaduais em interpretação de normas e operação de recolhimento de impostos, é importante que o conselho federativo que vai responder por essa operação tenha uma regra de governança que não permita que algumas poucas regiões preponderem sobre outras, gerando uma deslealdade federativa. Então, defendemos que existam componentes de governança que protejam os interesses regionais”, concluiu.

Texto: Thamíris Mondin/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Comentários