Trindade do Sul - Polícia Federal investiga fraude na terceirização da saúde

Denominada de Operação Paciente Zero, a PF mobilizou 75 policiais federais que executam 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Trindade do Sul, Ijuí, Saldanha Marinho, Jaguari e São José do Herval.

Polícia Federal investiga fraude na terceirização da saúde em Trindade do Sul - Fonte: PF/Reportagem Planalto News

 

TRINDADE DO SUL - A Polícia Federal de Passo Fundo deflagrou, na manhã de hoje, terça-feira (1°), a Operação Paciente Zero, que investiga fraude à licitação, desvio de recursos públicos e corrupção a partir da terceirização da saúde nos municípios de Trindade do Sul, São José do Herval, Saldanha Marinho e Jaguarí.

Foram mobilizados para a operação, 75 policiais federais que executam 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Trindade do Sul, Ijuí, Saldanha Marinho, Jaguarí e São José do Herval.

No decorrer da apuração, a Polícia Federal identificou que o município de Trindade do Sul contratou sem licitação o Hospital Filantrópico de São José do Herval, que era administrado pelo grupo investigado, para gerir o serviço de SAMU. Os valores do contrato, porém, eram repassados em sua grande parte (70%) à Organização Social criada pelo grupo, que não era parte da relação contratual. Pelo apurado na investigação, o Hospital Filantrópico de São José do Herval foi utilizado como entidade “laranja” para contratação indireta do grupo investigado com dispensa de licitação.

Nos últimos quatro anos e através de contas de suas organizações sociais, o grupo investigado recebeu mais de R$ 6,7 milhões em razão dos contratos suspeitos. Parte desses valores eram direcionados para empresa de consultoria de propriedade do principal investigado.

Fonte: Polícia Federal / Reportagem/Planalto News

Comentários