Rio dos Índios - Assembléia de Deus comemora 17 anos de Emancipação

As festividades ocorreram durante o final de semana, dias 30, 01 e 02 de dezembro

AD de Rio dos Índios comemora 17 anos de Emancipação do Campo. As comemorações ocorreram durante os dias 30, 01 e 02 de dezembro. Na ocasião tambem foi comemorado o aniversário de ordenação pastoral do pastor presidente João Maria Evangelista de Resende. Foto: Gustavo Azevedo

 

A igreja evangélica Assembléia de Deus de Rio dos Índios comemorou mais um aniversário. Em 2018 a instituição completou 17 anos de atuação autônoma no município. Também neste mesmo ano, a igreja comemora o aniversário pastoral de seu pastor presidente, Sr. João Maria Evangelista de Resende, ordenado ao Santo Ministério no dia 31 de outubro do ano de 2001.

As comemorações alusivas ocorreram durante o final de semana. A abertura das atividades foi na sexta-feira (30/11) às 20h. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades do município, entre elas o prefeito municipal Salmo dias de Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores Valmor Rosseto, e vereador Cleber Velozo de Linhares; Além vários pastores da região entre eles o Pr. Ângelo Zanfir de Passo Fundo, o qual foi o ministrador da noite, e também populares (amigos e simpatizantes).

O evento comemorativo seguiu, com cultos de louvor e adoração durante o sábado e o domingo. No sábado à noite a igreja recebeu uma equipe de missões vindo da cidade de Penha/SC. O ministrador da noite foi um integrante do grupo, Pastor Osvaldo de Souza.

O domingo foi marcado por uma grande festa que já é tradicional da igreja, com almoço ao meio dia. Pela manhã, o culto denominado de “Manhã Missionária”, teve como preletor o Pastor Arão - Penha/SC. O encerramento se deu na parte da tarde por volta das 16h, com a preleção do Coordenador de Missões do campo de Penha/SC, presbítero Max.

 

A imagem pode conter: 10 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 15 pessoas, incluindo Fernando Fontana, multidão

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Lourdes Resende, pessoas em pé, terno e área interna

A imagem pode conter: 14 pessoas, incluindo Lourdes Resende e Oneide Rosa Da Silva, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas em pé e área interna

A imagem pode conter: 13 pessoas, incluindo Oneide Rosa Da Silva, pessoas sentadas

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 1 pessoa, no palco e em pé

 

Na manhã de sexta-feira (30/11), nosso repórter Gustavo Azevedo conversou com o pastor João Resende. Na ocasião por meio de uma enquete, o pastor concedeu informações sobre a história da igreja no município, não só da sua emancipação, como também revelou fatos referente às primeiras pregações feitas por missionários assembleianos em Rio dos Índios ainda nos anos 50.

 

Confira a enquete abaixo:

Reportagem - Quantos anos de emancipação têm a igreja no município? Em que dia, mês e ano foi à ordenação pastoral? Qual é o tema da festividade desse ano?

Pr. João Resende: 17 anos de emancipação. Dia 08 de novembro de 2001. Ordenação pastoral dia 31 de outubro de 2001. Pregar o Evangelho, conscientizar as pessoas a seguir passos certos.

Reportagem – A igreja em Rio dos Índios pertencia a qual campo antes de se tornar autônoma?

Pr. João Resende: Campo de Nonoai.

Reportagem – O início da pregação através da Assembléia de Deus em Rio dos Índios foi em qual ano? Quem foram os missionários?

Pr. João Resende: A pregação começou no ano de 1952. A primeira pessoa a ser batizada na Assembléia em Rio dos Índios, foi o Sr. Candinho Félix. Os missionários foram Pr. Teordoro Borges, Pastor Noé Camargo, Pr. Germano Vormam, Pr. Franklin de Barros, Pr. Adão Nogueira, e o primeiro obreiro foi José Prestes (todos de saudosa memória).

Reportagem - Quais os locais eram realizados os cultos e orações?

Pr. João Resende: Em linha Batinga Baixa, na casa de Candinho Felix.

Reportagem – Atualmente quantas congregações (capelas), possui a AD de Rio dos Índios?

Pr. João Resende: Ao todo sete (07). Congregação de linha Batinga Baixa, Batinga Alta, Castelo Branco, Bom Retiro, Coxilha Bonita, Posto Indígena, e mais a congregação (Sede) na cidade.

Reportagem – Qual a missão da AD hoje em Rio dos Índios, no âmbito espiritual?

Pr. João Resende: Pregar o evangelho a toda criatura. Aconselhamentos, ensinamentos, para a conversão de almas.

Reportagem – Nos últimos anos, quais os serviços a AD de Rio dos Índios têm prestado na área social?

Pr. João Resende: A nossa igreja tem ajudado muitas pessoas com inúmeras campanhas que são realizadas todos os anos como; Campanha do agasalho, doações de roupas e calçados, Campanha do Kilo, com cestas básicas e alimentos diversos, buscando suprir necessidades básicas de famílias em situação de vulnerabilidade entre outras.

Reportagem - Qual é a avaliação que se faz desses anos todos de atuação da igreja no município?

Pr. João Resende: Gratidão a Deus por ele ter nos abençoado nesse tempo todo. Aqui em Rio dos Índios não tínhamos nada no que se refere à estrutura para uma (sede), mas Deus por sua misericórdia nos abençoou, e hoje depois de dezessete anos como autônomos, vemos que avançamos bastante nesse contexto, temos uma igreja organizada e realmente andando como qualquer instituição. Temos andado em todas as áreas, tanto no campo evangelístico para conversão de vidas, no ensinamento, aconselhamento, e também na área social, com campanhas diversas, visando suprir necessidades básicas daqueles que mais precisam.

Reportagem: Na qualidade de líder da instituição, quais as perspectivas para o futuro?

Pr. João Resende: Nós sempre pensamos em avançar, avançar e avançar. A palavra de Deus nos ensina o “Ide de Jesus”, pregar o Evangelho a toda criatura. Portanto é isso que estamos fazendo, ensinando a palavra de Deus, a nossa base é a palavra de Deus, e é assim que continuaremos.

 

Rádio Rio FM | Fotos: Reportagem/Rádio Rio FM

Comentários