PUBLICIDADE
ANUNCIE: ☎ 54 3614 2118
POSTO NONOAI
Sobe para 510 número de casos de toxoplasmose em Santa Maria
Amostras de água do município foram coletadas para análise em laboratórios

Subiu para 510 o número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria, conforme divulgou a Prefeitura e o Governo do Estado nesta sexta-feira. De acordo com boletim atualizado sobre a investigação do surto de toxoplasmose, o município teve 1.213 casos notificados, sendo que 907 são considerados suspeitos. Além dos confirmados, 185 foram descartados e 212 seguem em investigação.

Segundo o documento, dos 510 casos confirmados, 441 ocorrências são de pessoas residentes em Santa Maria (86,5%), cinco são moradores dos distritos (0,9%) e sete são pacientes que residem nas cidades vizinhas (1,4%).

De acordo com boletim, os bairros que apresentam os maiores números de casos são Tancredo Neves e Pinheiro Machado com 63 casos cada bairro (14,3%); 44 em Juscelino Kubitscheck (10,0%); 35 no Centro (7,9%); 34 em Nova Santa Marta (7,7%) e 26 em Urlândia (5,9%).


Amostras de água


Sete amostras de água foram coletas nesta semana no município e foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) para análise. Quatro amostras foram retiradas de açudes, duas de poços artesianos e uma coleta em vertente d'água.

Os técnicos recolheram duas amostras de lodo dos reservatórios de água e mais duas de água dos reservatórios em localidades onde existem registros de casos confirmados.

As coletas serão encaminhadas na próxima semana para Universidade Estadual de Londrina, no Paraná. Os resultados devem ser divulgados em até 15 dias.






Fonte: Correio do Povo