Quadrilha usa explosivos durante ataque a banco em Butiá

Criminosos arrombaram cofre de agência e fugiram em um Fiat Punto branco

Quadrilha usa explosivos durante ataque a banco em Butiá | Foto: Meta Notícias

 

A agência do Banco do Brasil em Butiá, na região Carbonífera do Rio Grande do Sul, foi atacado com explosivos na madrugada desta quarta-feira. Situada na área central da cidade, a agência ficou parcialmente destruída com a detonação do cofre. Quatro ou cinco criminosos fortemente armados, inclusive de fuzis, participaram da ação realizada entre às 3h e às 3h30min. Moradores da vizinhança relataram terem escutado três explosões.

Tiros de intimidação foram efetuados para o alto. Na fuga, a quadrilha embarcou em um Fiat Bravo, de cor branca, e atravessou a BR 290, seguindo para o interior do município. O veículo foi localizado abandonado em uma estrada vicinal na localidade de Passo da Estiva. O efetivo do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realiza buscas em toda a região Carbonífera. A agência bancária permanece isolada para o trabalho do Instituto-Geral de Perícias.

Antes, uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) do 1º Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar, vindo de Porto Alegre, realizou uma varredura no interior do prédio. Houve a constatação apenas do cofre detonado e não foram encontrados restos de material explosivo. O local foi então liberado aos peritos do Instituto-Geral de Perícias. O ataque será apurado pela Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil.

 

Outros ataques a banco

 

Essa não é a primeira vez que a cidade de 20 mil habitantes registra ataques a banco com explosivos. Em 6 de janeiro, criminosos atacaram em sequência três agênciasbancárias: a do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banrisul. As ações tiveram explosões e tiros, que deixaram três pessoas feridas.

A onda de ataques iniciou pelo Banco do Brasil, localizado junto à Praça Professor Régis Coutinho, onde muitos jovens costumam ficar durante a noite. Conforme o Deic, os assaltantes chegaram no local e fizeram todos que estavam por lá de refém. Nesse momento, foram efetuados disparos contra um veículo. Um dos tiros chegou a atingir na perna jovem Pâmela Flores da Silva, que precisou passar por atendimento médico. Uma outra pessoa chegou a ter ferimentos leves. Em seguida, os homens entraram na agência, onde explodiram os caixas de auto-atendimento. Devido ao dispositivo de segurança do aparelho, que jorra tinta nas cédulas após explosões, o grupo levou apenas uma quantia considerada baixa.

Depois, os assaltantes seguiram para a Caixa Econômica Federal, onde quebraram a porta de entrada e entraram na agência. Nesse local, porém, os criminosos não chegaram a explodir os caixas. O motivo, segundo as informações do Deic, foi o gerador de neblina utilizado pelo banco. Contudo, no alvo seguinte, o Banrisul, o assalto teve sucesso. Os homens conseguiram explodir os três caixas e levar o dinheiro. Em frente à agência, chegaram a trocar tiros com o efetivo da Brigada Militar (BM) que passava por ali. Logo depois dessa troca de tiros, os criminosos ainda efetuaram diversos disparos contra a sede da BM. O soldado Cristiano Tavares, que estava no local, chegou a ser ferido por estilhaços no peito.

 

Fonte: BM/Meta Notícias/CP

Comentários