Pequeno Terremoto pode ter corrido em Caxias do Sul, diz Geólogo

Nério Susin explicou que tremores podem ter tido pela acomodação do terreno

Geólogo fala em "pequeno terremoto" em Caxias do Sul | Foto: Celso Sgorla

 

Caxias do Sul - Um fenômeno incomum chamou a atenção da comunidade de Caxias do Sul no final da noite dessa segunda-feira. Tremores foram sentidos e relatados em pelo menos 10 bairros da cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os registros começaram a aparecer por volta das 21h. Consultado, o geólogo Nério Susin disse acreditar que um pequeno terremoto tenha ocorrido na região.

Susin explicou que, no seu entender, são comuns (pequenos tremores) pela acomodação do terreno. Ele lembrou que tremores como o de ontem já foram registrados em outras ocasiões em Caxias do Sul, na década de 1970, e depois nos anos de 2006, 2007 e 2008. Ele recordou que um sismógrafo chegou a ser trazido à cidade, para fazer medições, e nada de anormal foi detectado.

Nério afirma que não há motivo para preocupação por parte da população e salienta que pelas características geológicas da Serra Gaúcha, a possibilidade de causar estragos de grande monta é muito pequena. Ainda hoje, geólogos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente devem dar mais informações sobre os motivos dos tremores de terra.

Bombeiros irão investigar

A partir desta terça-feira o Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul juntamente com outros órgãos tentam apurar as causas dos tremores de terra ocorridos na noite desta segunda-feira e sentidos por vários bairros da cidade.

Na noite dessa segunda, os bombeiros receberam inúmeras chamadas na noite de moradores de pelo menos dez bairros relatando sobre tremores. Os relatos partiram de moradores dos bairros Petrópolis, Bela Vista Cruzeiro, Presidente Vargas, Sagrada Família, Saint Etiene Interlagos, Delazzer parte do bairro De Lourdes, Jardim América e Centro.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros não houve nenhum registro de rachaduras ou qualquer outro dano em prédios ou residências. Moradores de alguns dos bairros atingidos relatam que ouviram uma espécie de explosão e muitas saíram para a rua.

A estudante Mariana Ávila, que frequenta o período da noite na Universidade de Caxias do Sul, que fica no bairro Petrópolis, conta que estava em sala de aula quando todos os colegas perceberam os tremores. Ela relata que foram três em sequência. O primeiro por volta das 21h05min, um segundo cinco minutos depois e o terceiro cerca de 10 minutos mais tarde.

 

Fonte: Corpo de Bombeiros/Correio do Povo

 

Comentários