Município de Chapecó realiza da XVI semana da cultura indígena

Evento acontece na Aldeia Condá entre 15 e 18 de abril

Foto: ClicRDC

 

Entre os dias 15 e 18 de abril, acontece na Aldeia Condá em Chapecó a XVI Semana Cultura Indígena. Na programação terá apresentações artísticas, Rituais e Batizado Kaigang, exposição de fotos, materiais didáticos, venda de artesanato e ervas medicinais, degustação de comidas típicas, construção de armadilhas, visita a oca subterrânea e visita da “Índia Mais Bela de 2018”. A abertura oficial, será na segunda-feira (15) às 09 horas.

O objetivo da Semana Cultural é fortalecer a identidade étnica, bem como valorizar a tradição kaingang, possibilitando aos indígenas a autonomia. É de grande relevância preservar a cultura indígena. Além disso, é importante a aproximação da escola e da comunidade. A Aldeia Condá é composta por aproximadamente duzentas famílias, cerca de mil habitantes. A Comunidade indígena Kaingang vive uma constante luta para buscar reconhecimento, valorização e autonomia.

A Escola Sape Ty Ko é parceira da atividade e busca o “Reconhecimento e acolhimento da Cultura Kaigang na cidade de Chapecó” e no mês de abril estará aberta para visitações. O povo chapecoense e região, desfrutará de momentos singulares da verdadeira cultura indígena kaingang. A Semana Cultural é um evento promovido pela Comunidade e EIEF Sape Ty Ko possibilitando os kaingangs mostrar a dança, jogos, comida típica, artesanato, artifícios, ervas medicinais e rituais. Deste modo busca-se o fortalecimento e a elevação da autoestima dos indígenas que residem na aldeia.

O Município de Chapecó tem hoje duas aldeias indígenas. Cerca de 210 famílias da etnia Kaingang moram na Aldeia Condá e outras 180 famílias na Aldeia Toldo Chimbangue, sendo destas 150 da etnia Kaingang e 20 da etnia Guarani.

 

Fonte: ClicRDC

 

Comentários