ABRAÇO-RS realiza Seminário Estadual de Radiodifusão Comunitária em Santo Ângelo

Evento contou com a presença do MCTIC, ANATEL, TCE/RS Tribunal de Contas do Estado entre outros. Foi nos dias 6 e 7 de abril.

Seminário Estadual de Radiodifusão Comunitária é realizado pela Abraço-RS em Santo Ângelo/RS | Foto: Edison Demarco/Comunidade FM

 

Santo ÂngeloA Associação Gaúcha de Radiodifusão Comunitária Abraço-RS, realizou neste final de semana, dias 06 e 07 de abril, em Santo Ângelo/RS, “Seminário Estadual de Radiodifusão Comunitária”. O evento reuniu mais de uma centena de rádiodifusores, representantes de associações mantenedoras de Rádios Comunitárias do interior do Estado, além de jornalistas e comunicadores. O encontro teve como painelistas, Karine Braga Monteiro, representante do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Rafael André Baldo de Lima, Gerente Regional da ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações, César Augusto Hulsendeger do TCE/RS – Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, entre outros.

Karine Braga Monteiro, representando o MCTIC, falou sobre a legislação das RADCOM. Também destacou a política de aproximação do Ministério com os meios de comunicação, da importância da participação no Seminário e do diálogo entre Ministério e Rádios Comunitárias.

Rafael André Baldo de Lima gerente regional da ANATEL /RS, enfatizou sobre o trabalho da Agência Nacional de Telecomunicações, suas funções e da necessidade de entendimento da legislação por parte das permissionárias detentoras de outorgas.

César Augusto Hulsendeger, auditor fiscal do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, abordou o tema “Parcerias”, reafirmando a legalidade das parcerias entre Rádios Comunitárias e os poderes, Executivo e Legislativo, como já vêm ocorrendo.

Ele destacou a importância da realização dessas parcerias, Rádio Comunitária e Poder Público, com o objetivo de tornar cada vez mais notório os atos dos poderes, aos cidadãos que vivem nas comunidades onde as Rádios Comunitárias estão localizadas.

O professor Rafael Rosseto, diretor da Universidade FAZA, local sede do encontro, argumentou sobre a importância da união para se conquistar. Conforme ele, somente com esforços pautado na coletividade poderá alcançar objetivos. No entanto advertiu para a necessidade de saber compreender e suportar as diferenças uns dos outros, ponderou.

O presidente nacional da ABRAÇO-BRASIL, Sr. Jeremias Santos, falou aos presentes sobre os desafios da entidade em nível de país, e dos projetos que tramitam na Câmara e no Senado Federal objetivando melhorar a legislação para o setor. De acordo com ele, são importantes projetos que buscam corrigir pontos deficientes da lei 9.612. Ele orientou para a mobilização da entidade em ampliar o diálogo com os parlamentares, mostrando ao parlamento a necessidade de aprovação desses projetos.

O vice-presidente nacional da ABRAÇO-BRASIL Sr. Joaquim Antonio De Souza Goulart, alertou para a promoção de campanhas de conscientização e educação. Para ele, é preciso promover o debate dos mais diversos assuntos, que dizem respeito a população como um todo, não só da sociedade gaúcha, mas também da vida brasileira, com produção de spots e distribuição para as emissoras afilhadas divulgarem.

O Coordenador Jurídico da entidade no Estado Dr. Flávio Perim trouxe uma aula de legislação, e chamou a atenção das emissoras, com relação à observância a Lei Nº 9.612/98, LEI Nº 9.610, e Portaria 1909/2018.

A Coordenadora de Gênero da ABRAÇO-RS, Kelly Vanessa, salientou sobre a importância do público feminino nos meios de comunicação. Conforme ela, a mulher precisa se envolver mais na comunicação social.

Já o Coordenador de Finanças João Carlos Heisseler, apontou para a necessidade de esclarecer a sociedade com mais ênfase, sobre a tentativa de desmonte das estruturas públicas que está em curso no país. Conforme ele, empresas estatais, e bancos públicos, que geram milhões em receitas, e que retornam para os cofres do Estado e Nação, podendo ser investidos na educação e saúde da população, estão ameaçados de serem entregue a mão da iniciativa privada.

João Carlos alertou também para um maior esclarecimento aos ouvintes sobre a proposta de que já tramita em comissão da Câmara que trata da Reforma da Previdência, oque segundo ele desmonta e acaba com a Previdência Social e o futuro do trabalhador brasileiro. Para João Carlos Heisseler, a Rádio Comunitária é uma ferramenta importante para se aprofundar o debate, e levar até as comunidades do interior do país a verdadeira notícia.

Os Coordenadores, Executivo Eloidemar Guilherme e Coordenador Geral Josué Evangelista de Resende, ressaltaram a importância de mais emissoras do Estado, se associar a Abraço-RS, uma vez que a entidade tem procurado com muita responsabilidade, desempenhar suas atribuições perante o setor, com comprometimento e dedicação na defesa das causas das Rádios Comunitárias.

Para eles, a concretização de importantes projetos se dará por meio da união de todos, uma vez que estando unidos seremos mais fortes e alcançaremos os resultados desejados, pontuaram.

Ainda durante os dois dias de atividades, representantes de emissoras associadas, bem como radialistas e colaboradores, se manifestaram ressaltando o papel importante da ABRAÇO-RS.

Com relação à avaliação do Seminário por parte da direção da ABRAÇO-RS, o encontro foi um sucesso em diferentes aspectos, tanto pela qualidade do debate, quanto pela presença expressiva de público que lotou a sala de convenções da FAZA em Santo Ângelo.

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e pessoas sentadas

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e pessoas sentadas

 

Clic no Link Abaixo e Assista 

Entrevista com representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e ANATEL, no Seminário da Abraço RS, na cidade de Santo Ângelo - Região da Missões - RS

 

Redação: Rádio Rio FM | Fotos: Edison Demarco/Comunidade FM

Comentários