27 cidades são afetadas pelas chuvas no interior do Estado, diz Defesa Civil

Mais de 10 mil pessoas foram prejudicadas

Foto: Prefeitura/Manoel Viana 

 

As fortes chuvas no interior do Rio Grande do Sul continuam somando prejuízos nas cidades gaúchas. Conforme a Defesa Civil, já chegou a 27 o número de municípios afetados pelo tempo severo que persiste no Estado desde a semana retrasada.

No último boletim do órgão, divulgado no final da tarde desta segunda-feira, Cachoeira do Sul e Camaquã entraram para a lista e ainda contabilizam os danos, mas não decretaram situação de emergência. No entanto, o número de pessoas afetadas pelo temporal teve uma pequena queda, passando de 10.058 para 10.041 nesta segunda.

Do total de locais, 18 estão com situação de emergência decretada (Bagé, Barracão, Barra do Quaraí, Cacequi, Caçapava do Sul, Canela, Caiçara, Itaqui, Jaguari, Lavras do Sul, Maçambará, Manoel Viana, Rio Grande, Pedras Altas, Pedro Osório, Santana da Boa Vista, São Borja, São Francisco de Assis, Sinimbu) e sete com decreto homologado (São Gabriel, Uruguaiana, São Francisco de Assis, Rosário do Sul, Quarai, Dom Pedrito, Alegrete)

A Defesa Civil do Estado organizou o envio de mais dois lotes de ajuda humanitária para municípios da Fronteira Oeste e da região Sul do Estado. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) cessou o alerta hidrológico para o Rio Grande do Sul, informando que há tendência de normalização do nível hidrométrico dos rios, córregos e canais. Porém, reflexos da onda de cheia poderão ser sentidos pelos próximos quatro dias em toda a região da Fronteira Oeste, especialmente no rio Uruguai.

 

Defesa Civil/Correio do Povo

Comentários