Líder indígena de aldeia Kaingang de Iraí morre aos 75 anos

Ele era pai do vereador e cacique da comunidade indígena de Iraí

Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução Portal In Foco RS

 

Faleceu nesta quarta-feira, 22, na aldeia Kaingang de Iraí, norte do Rio Grande do Sul, o Sr. Nelson Jacinto, pai do vereador, vice-presidente da Câmara e Cacique da comunidade indígena, Kaingang, Jadir Jacinto. Nelson Jacinto tinha 75 anos de idade e foi vítima de um infarto.

O indígena era conhecido como um grande líder, fez parte da história nacional na luta pelos direitos do seu povo por justiça e demarcação dos territórios tradicionais.

O corpo está sendo velado na comunidade indígena, Bananeiras, Gramado dos Loureiros. O sepultamento será nesta quinta-feira, 23, na cidade de Nonoai.

A Câmara de vereadores do município emitiu nota de pesar: 

 

Nota de pesar

É com pesar que a Câmara de Vereadores de Iraí, lamenta o falecimento do Sr. Nelson Jacinto, pai do vereador, vice-presidente da Câmara e Cacique da comunidade indígena, Kaingang, Jadir Jacinto.

O Parlamento, através da Mesa Diretora e dos demais vereadores e funcionários, manifesta sua solidariedade a todos os familiares e comunidade indígena neste momento de dor e perda.

A Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul também emitiu nota:

A Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul, comunica com muito pesar a notícia de mais uma morte de um grande herói indígena. O parente Nelson Jacinto Xangrê, da Terra Indígena de Irai no Rio Grande do Sul é mais um Kaingang a fazer a passagem.

A cada parente que perdemos, um pedacinho de cada um nós também se perde. E mesmo que sejamos mais de 305 povos indígenas no Brasil, somos todos parentes e a dor da perda de uma vida indígena dói em todos nós! Estamos de luto eterno por todos nossos parentes que já se foram!

Grande líder, fez parte da história nacional na luta pelos direitos do nosso povo na questão da justiça e demarcação dos nossos territórios tradicionais.
Diante dessa triste perda imensurável, a Arpinsul envia nossas condolências aos familiares de Nelson Jacinto Xangrê, ao povo Kaingang e a todos os parentes que choram por mais uma morte indígena.

 

Fonte: Portal In Foco RS

 

Comentários