Rio dos Índios - Família denuncia descaso do poder público com relação à rede de água

Por duas vezes, agricultor teve que pagar com recurso próprio, o concerto de uma bomba de água da prefeitura municipal

Maoel Adílio Prestes que é agricultor familiar de baixa renda, vive com a esposa em uma casa modesta; se diz indignado com a situação, e afirma ser vítima de perseguição política | Foto: Reportagem Rio Fm

 

Uma família residente em linha Sbarain, interior do município de Rio dos Índios/RS, está indignada com oque vem ocorrendo ultimamente com relação ao abastecimento de água na sua residência. Em entrevista a reportagem, o beneficiário Manoel Adílio Prestes de Oliveira, disse que por duas vezes a bomba d água de propriedade da prefeitura, queimou e o mesmo teve que arcar com os custos dos reparos.

Nós perguntamos a ele sobre como isso aconteceu; Manoel Adílio disse que, a primeira vez que o equipamento parou de funcionar, a família ficou vários dias sem água em casa. Então comunicaram o fato a administração do município para que fossem resolver o problema, e nada aconteceu. Prestes afirmou que fez contato direto com o prefeito via telefone, e o mesmo teria dito que não poderia mandar arrumar o equipamento.

O homem relatou o ocorrido na casa de familiares, e na ocasião a sua mãe, decidiu entrar em contato com o prefeito municipal. Por telefone, o administrador garantiu que uma equipe estaria se dirigindo até a propriedade para pegar a bomba e providenciar o reparo necessário. Porem se passou mais alguns dias e nada foi feito.

Diante da situação de abandono, a família optou por remover o equipamento do poço e bancar o concerto. Um mês depois a bomba voltou a apresentar problemas e parou de funcionar, e novamente foi preciso mandar ao conserto e pagar pelo serviço, chegando ao total de (R$ 710,00) Setecentos e Dez Reais.

Perguntamos ao beneficiário se ele tinha o dinheiro dos reparos, o agricultor contou que precisou se desfazer de uma novilha para pagar os gastos.

Na última quinta-feira dia (16/07), mais uma vez, a bomba parou de funcionar, e desde então eles convivem com a falta de água.

Maoel Adílio Prestes que é agricultor familiar de baixa renda, vive com a esposa em uma casa modesta; se diz indignado com a situação, e afirma ser vítima de perseguição política.

No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem, manejos de resíduos sólidos e de águas entre outros. Porem em Rio dos índios há sérios problemas com relação ao abastecimento de água potável para a população, nossa reportagem já apurou esse tipo de problema em outras ocasiões, e governo municipal parece não dar importância pra essa demanda que é direito do cidadão e dever do estado.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Bomba Dágua "queimada" | Foto: Reportagem Rio Fm

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Comprovantes de Pgto concertos | Foto: Reportagem Rio Fm

 

 

Comentários